domingo, 28 de março de 2010

Municípios reconhecem monitores como profissionais da educação

Os municípios de Alegre (ES), Cubatão (SP), Diadema (SP), Osasco (SP), Piraju (SP), Poconé (MT) e São Paulo (SP) reconheceram os monitores de educação infantil como profissionais da educação e pertencentes ao Plano de Carreira do Magistério Público Municipal. Nos municípios brasileiros, essa categoria de profissionais, possui diversas nomenclaturas de cargos, com as mesmas atribuições, a saber: auxiliar de desenvolvimento infantil, pajem e monitor de educação infantil. As leis sancionadas declararam a extinção desses cargos, conduzindo automaticamente aqueles profissionais que detinham a habilitação necessária para o exercício do magistério, para o cargo de professor, contemplando-os no Plano de Carreira.

Leia a íntegra das leis sancionadas pelos municípios:

No município de São Paulo 4.000 (quatro mil) cargos vagos de auxiliar de desenvolvimento infantil foram transformados em professores de desenvolvimento infantil. Destacamos as cidades de Piraju e Poconé, com uma população de aproximadamente 30.000 (trinta mil) habitantes cada, pelo reconhecimento e valorização dos profissionais da educação infantil.

14 comentários:

  1. E nós aqui de Angra dos Reis-RJ uma cidade conhecida mundialmente continuamos a chupar o dedo, por conta desses gestores incompetentes que resitem em desrespeitar a LDB/96 e a PNE?2001.Piriquito, acorda você também meu filho!

    ResponderExcluir
  2. Que bom que essas cidades já fizeram o reconhecimento das monitoras. Isso rebate as declarações de algumas pessoas de que as nossas reivindicações são inconstitucionais. Está ai a prova!!!!

    ResponderExcluir
  3. ERY
    Agora é a nossa vez penso que o senhor prefeito vai cumprir a palavra e o nosso plano de carreira sai....as leis estão aí e devem ser cumpridas....abraço...

    ResponderExcluir
  4. Muito bom saber que por esse Brasil a fora, a Legislação Federal está sendo cumprida.
    Estamos esperançosas de que logo possamos dizer o mesmo do nosso município e de outros onde isso ainda não se faz...

    ResponderExcluir
  5. Olá pessoal perseverantes!!! nós EDUCADORAS(E) da cidade de Dracena/SP estamos na luta também, não concordamos em receber hora/aula diferente dos educadores do Ensino Fundamental é uma diferença grande de desrespeito, humilhação e incompetência humana uma vez que somos profissionais competentes. Aqui em Dracena na rede municipal todas nós temos formação específica inclusive até á mais, atualmente possuo 03 graduações,magisterio e estou cursando a quarta pós-graduação por isso não podemos desistir de sermos remuneradas IGUAL AOS DEMAIS DOCENTES. Devemos indicar uma EDUCADORA para concorrer á uma cadeira na câmara municipal de cada cidade que almejar mudanças na nomenclatura e na remuneração, aqui na minha cidade serei representante. " A UNIÃO FAZ Á FORÇA ".

    ResponderExcluir
  6. Aqui na nossa cidade de Conchas SP, além de não estarmos no plano de carreira, terá um concurso no dia 25 de abril de monitores de educação infantil, que exige apenas ensino médio. Será que ainda pode depois da nova LDB? Será que saiu uma nova lei que ainda não estamos sabendo? ALGUÉM PODERIA NOS INFORMAR?

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga das 10:15, isso não pode acontecer, o nível de escolaridade exigido desde a criação da LDB/96 deve ser ensino médio normal no mínimo, denuncie no Ministério Público de sua cidade para que seja refeito o edital.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. estou muito triste,pois sou Professora,formada, mais trabalho como Monitora desenvolvimento Infantil. E na minha cidade ñ somos consideradas como Professoras.No edital do concurso exigia magistério. O q devo fazer? Eu só queria q incluisemos no plano de carreira.

    ResponderExcluir
  9. Oi amigas , em minha cidade também já tem o plano de carreira só está guardado em 7 mil chaves pelos que tem de certa forma o poder em suas mãos, se o plano é nosso porque não nos libera logo né!!!!!!!!!!!!!!!sou de Iacri Sp

    ResponderExcluir
  10. Vamos a luta companheiras(os)aqui em Dracena/SP educador inicial de EMEI(creche) recebe 950,00 quem tem pedagogia, mas é muito pouco para trabalhar 40 horas e não concordando com esse piso estamos reinvindicando IGUALDADE PARA TODOS e colocarei meu nome novamente a disposição da vida pública, pois acredito que somente elegendo um representante oficial teremos oportunidade de mudar nossa valorização. bjs a todos que tem EDUCADOR de EMEI como parceiros!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. Aqui no DF fomos enquadrados como Assistentes de Educação, quando pelo que entendo deveríamos pertencer à carreira do Magistério, mas é incrível o que os governantes fazem, me ajudem a compor um documento para exigir que a LDB seja cumprida e que sejamos enquadrados na carreira certa, o pior aqui é que nem o Sindicato da classe não nos acolheu...

    ResponderExcluir
  12. Olá pessoal!!! quem tiver novidades em relação a nossa função, por favor publique aqui no blog para ajudar os demais educadores. bjs

    ResponderExcluir
  13. oi aqui em piraju fomos reconhecidas como professoras de educaçao infantil mas agora estao querendo exigir pedagogia para esse cargo

    ResponderExcluir
  14. Olá amigas! qual é o salário por esse reconhecimento? é o real ou é somente para nos enganar? Se for possível nos informe o valor do seu salário.
    bjs, sucesso!

    ResponderExcluir